Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é uma etapa muito rica no desenvolvimento do aluno, pois compreende desde as séries iniciais até a preparação para ingressar no Ensino Médio. Divide-se em:

ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º ao 5º Ano

Com gradual amadurecimento cognitivo, o aluno é estimulado a sistematizar o conhecimento construído. Atividades e tarefas atuam de forma espiral para aprofundar o conhecimento. Ampliar o olhar para mundo plural com a capacidade de analisar fatos com diferentes perspectivas é objetivo desta fase escolar.

MATRIZ CURRICULAR

Do 1º ao 3º ano: Linguagem; Matemática; Ciências Sociais; Ciências Naturais, Arte, Música, Educação Física,Língua Inglesa, Tecnologias Educacionais, Momento Literário e Programação para crianças*

Do 4º ao 5º ano: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Arte, Música, Educação Física,Língua Inglesa, Momento Literário e Programação para crianças.*

*Programação para crianças tem o objetivo de desenvolver o raciocínio  e o pensamento lógico. Trabalha com a interdisciplinaridade dos conteúdos estudados em sala de aula, nas diversas áreas do conhecimento, e que podem ser adaptados e incorporados aos exemplos e atividades a serem desenvolvidas durante as aulas

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

  • Esportivas: Karatê, Futsal, Judô, Capoeira, Vôlei;
  • Artísticas:  Arte Circense, Ballet, Violão;
  • Culturais:  Coral e  Teatro.

PROJETOS

  • Projeto Artistas: contemplado na disciplina de Arte e Música;
  • Formação Humana: propiciar o desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para que os alunos cresçam  com o exercício da cidadania plena;
  • Projeto Literário: Trabalho com o imaginário através da leitura, contação de histórias e visita semanal à Biblioteca;
  • Estudo de meio:  Visitas externas com cunho pedagógico/cultural;
  • Mostra do Conhecimento: Projeto interdisciplinar que explora determinados temas instigando a pesquisa com teor científico;
  • Palavra-Prima (3º ao 5º ano): é uma antologia com as produções literárias dos alunos. Cada texto passa por uma banca composta por professores de Língua Portuguesa e Literatura, que analisam a criatividade, conteúdo e redação. No final do ano acontece a apresentação do livro impresso e a leitura dos textos selecionados em uma noite de autógrafos.

DIFERENCIAIS

Oficina Processual Pedagógica: através do acompanhamento e avaliação diagnóstica o aluno será convocado para as oficinas, no contraturno, de Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. O objetivo das aulas será auxiliar os alunos a melhorarem seu desempenho e rendimento no processo ensino-aprendizagem.

Aulão de revisão (3º, 4º e 5º ano): revisão, no contraturno, de conteúdos na véspera das provas de Língua Portuguesa e Matemática

Orientação e Incentivo ao Hábito de estudos: promove a autonomia do aluno, orienta seu desenvolvimento e disponibiliza ferramentas para que atinja o máximo do seu potencial.

Salas-ambiente (4º e 5ª anos): a ambientação dos espaços cria uma atmosfera propícia ao aprendizado e desperta o interesse e a imaginação. Os alunos trocam de sala de acordo com as disciplinas: Língua Portuguesa; Matemática; Ciências/História/Geografia; Arte; Música; Inglês; Programação

Aulas de programação para crianças: tem o objetivo de desenvolver o raciocínio  e o pensamento lógico. Trabalha com a interdisciplinaridade dos conteúdos estudados em sala de aula, nas diversas áreas do conhecimento, e que podem ser adaptados e incorporados aos exemplos e atividades a serem desenvolvidas durante as aulas

Avaliação Diagnóstica: é uma ferramenta utilizada para acompanhar os alunos de forma individualizada, destacando e respeitando suas habilidades a fim de que possam alcançar competências acadêmicas.

ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º ao 9º Ano

Compreende o ciclo do 6º ao 9º Ano, o Ensino Fundamental II tem por objetivo a formação básica, buscando o desenvolvimento da capacidade de aprender, compreendendo o ambiente social e político, as tecnologias, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade, sempre em parceria com a família.Os alunos dessa fase vivem a transição entre infância e adolescência, marcada por mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais fortalecendo seus vínculos sociais e afetivos. Ampliam-se também as possibilidades intelectuais e intensifica-se a capacidade de raciocínios mais abstratos.

MATRIZ CURRICULAR

Língua portuguesa, Língua inglesa, Ciências, História, Geografia, Matemática, Desenho Geométrico, Arte, Educação Física, Aulas de Programação  e Laboratório de Ciências.

8º ano Ciências:  divide frente  em Biologia e Física.

9º ano Ciências: divide frente em Química e Física.

DIFERENCIAIS

Laboratório: Ciências (6º ao 9º ano) e Química (9º ano).

Programação ( 6º e 7º anos) – tem o objetivo de desenvolver o raciocínio  e o pensamento lógico. Trabalha com a interdisciplinaridade dos conteúdos estudados em sala de aula, nas diversas áreas do conhecimento, e que podem ser adaptados e incorporados aos exemplos e atividades a serem desenvolvidas durante as aulas –  uma aula por semana.

9º ano avançado: 0 9º ano avançado apresenta uma proposta diferenciada, que prepara naturalmente o aluno neste período de transição para o Ensino Médio com seis aulas diárias. A interdisciplinaridade como capacidade de relacionar as disciplinas em projetos de trabalho, estudo, pesquisa e ação.

Oficina Processual Pedagógica (6º ao 8º ano): através do acompanhamento e avaliação diagnóstica o aluno será convocado para as oficinas, no contraturno, de Matemática. O objetivo das aulas será auxiliar os alunos a melhorarem seu desempenho e rendimento no processo ensino-aprendizagem.

Aulas de Assistência (9º ano ao Ensino Médio): As aulas são ofertadas semanalmente aos alunos do 9º ano no contraturno, por professores da disciplina de Matemática. Será uma possibilidade para o aluno esclarecer dúvidas e dificuldades pontuais dos conteúdos abordados em sala de aula.

Orientação e Incentivo ao Hábito de estudos: promove a autonomia do aluno, orienta seu desenvolvimento e disponibiliza ferramentas para que atinja o máximo do seu potencial.

Participação em Olimpíadas do Conhecimento: As Olimpíadas do Conhecimento estimulam o aprendizado dos alunos. Avaliam o desempenho em várias áreas do conhecimento.

Plataforma Plurall: É uma  plataforma digital que associa todo embasamento pedagógico do material didático de forma dinâmica, prática, organizada e inovadora, desenvolvida para permitir que alunos do colégio e sistema de ensino possam tirar dúvidas online.  Os alunos se mantêm conectados ao material  e a conteúdos vistos em sala de aula, além de provas do ENEM e dos principais vestibulares do país, podendo acessá-los através do computador, celular ou tablet entre outras ferramentas.

Avaliação Diagnóstica: é uma ferramenta utilizada para acompanhar os alunos de forma individualizada, destacando e respeitando suas habilidades a fim de que possam alcançar competências acadêmicas.

PROJETOS

Formação Humana: desenvolver nos alunos habilidades e atitudes de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seus direitos e deveres.

Projeto Literário: leitura de um livro bimestralmente, indicada pelo professor. A produção final será  explorada  através das múltiplas linguagens em sala de aula.

Mostra do Conhecimento: Projeto interdisciplinar que explora determinados temas instigando a pesquisa com teor científico.

Estudo do meio: atividade que garante um momento coletivo de aprendizagem e de convivência entre professores, estudantes e equipe pedagógica. Saídas programadas pela Escola – (somente com a autorização dos pais e/ou responsáveis).

Palavra-Prima: é uma antologia com as produções literárias dos alunos. Cada texto passa por uma banca composta por professores de Língua portuguesa e Literatura, que analisam a criatividade, conteúdo e redação. No final do ano acontece a apresentação do livro impresso e a leitura dos textos selecionados em uma noite de autógrafos.

PERÍODO INTEGRAL BILÍNGUE

Para a Educação Infantil ao 6º ano, o Decisivo oferece cinco turmas de  Período Integral Bilíngue, divididas por faixa etária. Essa imersão na língua inglesa alavanca o domínio linguístico, preparando-o para um mundo globalizado.

Saiba mais sobre o Período Integral Bilíngue.